Qual a Diferença entre Ativos e Passivos e Como Usá-la Para Aumentar Seus Rendimentos

Tempo de leitura: 3 minutos

plantando dinheiro para acumular riquezaVocê sabe qual a diferença entre Ativos e Passivos? Em seu lendário livro Pai Rico Pai Pobre, Robert Kiyosak definiu de forma simples a diferença entre entre os conceitos de Ativo e Passivo.

Para Kiyosak, um Ativo é tudo o que coloca dinheiro no seu bolso e Passivo, o contrário: é aquilo que retira, ou seja: tudo aquilo que consome dinheiro.

Na sua jornada pela Independência Financeira você deve ter como objetivo principal criar maneiras de fazer o dinheiro trabalhar para você, ou seja: ter o maior número de ativos que você conseguir para viver exclusivamente do rendimento dos seus investimentos.

A Importância de Saber Qual a Diferença Entre Ativos e Passivos

A maioria das pessoas encontra dificuldades para conquistar a sua Liberdade Financeira, exatamente por não entender os conceitos básicos para conquistá-la. E saber a qual a diferença entre ativos e passivos é um dos mais importantes conceitos para se chegar a Independência Financeira.

As pessoas confundem bens materiais como carro, casa, imóvel de praia e outros como Ativos, quando na realidade, a maior parte desses bens geram despesa se tornando um passivo.

grafico ativos x passivos balanca

Entendendo qual a diferença entre ativos e passivos

Entender o que é Ativo e o que é Passivo e ter a diferença entre os dois bem clara na sua mente é um dos princípios fundamentais para o sucesso na sua Jornada rumo a conquista da Independência financeira.

Quando se fala em bens materiais de uso próprio como carro, casa, apartamento ou imóvel de praia você está falando de passivos, pois este tipo de bem gera despesas contínuas como Condomínio, IPTU, Consumo de Combustível, Energia Elétrica, Água e Esgoto, etc.

O seu bem material será um Ativo quando estiver gerando algum tipo de lucro. Por tanto, uma dica para você que pretende construir sua Liberdade Financeira é que pense antes de adquirir um bem sobre como esse bem pode gerar rendimentos visando o aumento do seu capital.

Qual a Diferença entre Ativos e Passivos

Saiba qual a diferença entre ativos e passivos na prática

Um amigo meu mudou-se há 3 anos para São Paulo, adquiriu recentemente um apartamento de 3 quartos. Como ele ainda é solteiro, decidiu alugar os outros dois quartos para estrangeiros através do site Airbnb. A intenção dele é gerar receita suficiente para pagar despesas como condomínio, IPTU e até, quem sabe, as prestações do imóvel.

Reduzindo ou zerando as despesas mensais que teria para manter o imóvel, este amigo vai transformar seu bem passivo em um Ativo.

Decidido a conquistar sua liberdade financeira em menos tempo, esse mesmo amigo já havia colocado meses antes o carro dele a serviço do aplicativo Uber, utilizando para tal a parceria com um ex-colega de trabalho atualmente desempregado. Assim, durante o seu horário de trabalho (08:00h às 18:00h), o ex-colega de empresa fatura transportando passageiros do aeroporto de Guarulhos até São Paulo gerando uma renda extra para os dois.

Conclusão

Há pessoas que arrumam todo o tipo de desculpas para começar seu plano de independência financeiro. Existem outras que buscam alternativas, enfrentam suas dificuldades e vencem.

Se você está até agora arrumando motivos e empecilhos para começar a poupar e investir seu dinheiro, chegou a hora de dar um basta e buscar soluções que favoreçam o acumulo de capital. Comece Agora.

E para finalizar este artigo, eu indico a você um vídeo do Marcello Vieira explicando qual a diferença entre Ativos e Passivos e como usá-la para aumentar seus rendimentos. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.