Como Planejar seus Investimentos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Como planejar seus investimentos
Como planejar seus investimentos

 

Lidar com seu dinheiro deve ser um ato de controle e organização. Saiba como fazer seus bens se multiplicarem através da disciplina financeira. Administrar suas próprias finanças é algo que infelizmente (salvo algumas exceções) não se aprende na escola. Embora investir em ações seja fácil e simples, na maioria das vezes a falta de planejamento resulta em descontrole da carteira.

Seguindo os cinco passos destacados abaixo, o resultado certamente será satisfatório.
1°. Colocar as contas no papel
A primeira medida para um bom planejamento de seus investimentos é projetar os ganhos e gastos, assim fica mais fácil visualizar e vislumbrar um bom futuro financeiro. Isto pode ser feito em um simples caderno, numa tabela de Excel ou até mesmo baixar planilhas ou aplicativos pela internet. O importante é alimentar esta planilha com todos os ganhos e gastos à medida que lucros ou despesas vão acontecendo.
2°. Separar um percentual da renda para aplicação
Quanto mais for possível poupar, melhor resultado terá. Seguindo o primeiro passo e anotando todos os ganhos e gastos, será possível mensurar o quanto poderá ser aplicado mensalmente. Uma vez obtido o resultado da diferença entre os ganhos em relação aos gastos você deve  estipular um percentual da renda para aplicação. Aqui não há regra e nós recomendamos 10% da sua renda, pois trata-se de um percentual possível de investir mantendo sua rotina e vida confortável e que pode trazer bons ganhos se investido corretamente.
3°. Escolher um destino rentável para investir
Seja ações na bolsa de valores, Forex, tesouro nacional, o importante é investir com segurança. Para marinheiros de primeira viagem, o Tesouro Direto é um destino prático e confiável para se aplicar o dinheiro, pois oferece juros razoáveis só que os ganhos  tendem a vir bem ao longo prazo. Para quem pensa em ganhar a curto prazo, o ideal é se suprir de um bom curso criado por investidor comprovado da área e que foque em investir na prática.
Para quem não tem experiência em certas ferramentas e deseja aprender a investir, a Bovespa, por exemplo, disponibiliza simuladores em seu próprio site. Isto vai ajudar a adquirir conhecimento para o momento de se investir para valer, porém, nunca é demais frisar a importância do conhecimento prático com um investidor de sucesso atuante, reconhecido e de preferência com experiência em clubes de investimento.
4°. Traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo
Nada funciona direito sem um bom direcionamento. É preciso saber aonde se quer chegar para poder chegar. Isto inclui escolher o melhor caminho, o melhor transporte, o melhor momento e etc. Às vezes algo parece grandioso em curto prazo, mas com a disciplina é possível alcançar resultados menores até se chegar ao principal resultado almejado.
Trace metas e objetivos mensais, trimestrais, semestrais e anuais. Lembre-se de fazer planejamentos realizáveis para cada período. Não adianta dar o passo maior que a perna. Uma boa dica é participar de webnários com um investidor de sucesso comprovado, de preferência alguém que tenha sua profissão reconhecida mas que também atue como investidor. Esse é o perfil ideal, pois é um perfil de alguém que realmente tem comprometimento, pois realiza seus próprios investimentos e tende a ser mais realista.
5°. Distribuir investimentos para diversos destinos

Como planejar seus investimentos
Como planejar seus investimentos

Isto vale tanto para quem quer testar qual a melhor maneira de se investir quanto para direcionar um destino a cada investimento. Se pensa em viajar para algum lugar paradisíaco, por exemplo, daqui há um ano, escolha uma forma de investimento que ofereça liquidez nesse prazo, para que possa fazer a retirada sem prejuízo do investimento. O mesmo vale para um show de sua banda preferida, para trocar de carro, fazer uma reforma, enfim.  Foi-se o tempo em que recomendaríamos abrir uma poupança, pois os rendimentos dessa modalidade estão rendendo nada ou quase nada.
Aplicar em vários fundos de investimentos também é uma ótima escolha para descobrir qual a maneira mais rentável de se investir. Como diria o ditado: Nunca coloque todos os ovos no mesmo cesto.
Se ainda não possui o hábito de poupar, comece guardando nem que seja um real por dia, mas faça. À medida que suas economias vão aumentando, a motivação cuidará do resto. Quem poupa, sempre tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.